Quelóide é uma hipertrofia celular que ocorre nas lesões cicatriciais de algumas regiões do corpo. Caracteriza-se por uma cicatriz endurecida, que se eleva acima do nível normal da pele. O formato costuma ser irregular e a lesão tem tendência de aumentar progressivamente com o passar do tempo.

Ao contrário das cicatrizes normais, o quelóide não diminui de espessura. A cicatrização é um processo reparador, com formação de tecido conjuntivo. A distinção clínica entre cicatrizes hipertróficas e quelóides pode ser difícil de realizar, já que ambas podem coexistir na mesma lesão.

Habitualmente, a cicatriz hipertrófica fica no sítio da ferida original e ocorre em superfície flexoras, de união e abdomén, enquanto o quelóide se estende além da localização original da ferida, sendo esta a característica principal.

Quelóide

Neste Forum Vamos Descrever os Seguintes Tópicos

Causas

Não está muito esclarecida mas associam-se múltiplos factores. Os mais importantes são factor traumático; endócrino; genético e fisiológico.

Tratamento

Usa-se o laser e a criocirurgia, entre outros. A excisão cirúrgica em monoterapia tem uma alta percentagem de recidiva, pelo que se recomenda associada com outros tratamentos.

Alguns médicos aconselham infiltrações com corticóides, mas estes são de duvida eficácia: triamcinolona injectável 5 mg/ml, infiltração dentro da cicatriz.

Deve usar-se uma agulha de calibre 21, em vez de uma mais pequena, já que se necessita de uma pressão considerável para introduzir a triamcinolona na cicatriz. Isto reduzirá a sua espessura e eliminará a sua cor vermelha.