Queimadura solar ou eritema solar, é um rubor da pele causado pela exposição demasiado prolongada ao sol, por vezes acompanhado por sensação de queimadura e lesões em forma de bolhas. A radiação ultravioleta  (UVB) causa queimaduras solares e aumenta o risco de desenvolver três tipos de cancro de pele: carcinoma basocelularcarcinoma espinocelular e melanoma.

As queimaduras solares menores causam apenas uma ligeira vermelhidão e sensibilidade da pele na área do corpo afectada. Em casos mais graves, pode ocorrer formação de bolhas. As queimaduras solares muito graves são dolorosas e podem exigir cuidados hospitalares.

As pessoas com cabelos louros e /ou sardas têm um maior risco de desenvolver queimaduras solares, devido ao seu tom de pele mais clara.  Uma das formas mais eficazes para prevenir a queimadura solar é  reduzir a quantidade de radiação UV que atinge a pele. A intensidade da luz solar é publicada em diversos locais como um índice de UV .

A Organização Mundial de Saúde recomenda não apanhar sol entre o período das 11 ás 16 horas, é neste período que os raios ultravioletas estão mais fortes e provocam efeitos nocivos para a sua  pele. Nesse período se poder refugie-se em casa se não for possível procure uma sombra, use roupas protectoras, um chapéu de aba, e use sempre um  protector solar. Devemos ter uma preocupação especial com as crianças e não as expormos ao sol nesse período.

Conheça outros tipos de eritema:

(Saiba mais sobre: Eritema Pérnio (Frieira)).
(Saiba mais sobre : Eritema Fixo Medicamentoso – Tratamento, Causas e Sintomas).
(Saiba mais sobre: Eritema Multiforme (Eritema Polimorfo)).
(Saiba mais sobre: Eritema Nodoso – Tratamento, Causas e Sintomas).

Causas

As radiações UVB penetram na epiderme e são a causa principal do eritema solar, enquanto as UVA apresentam uma capacidade menor de causar eritema, embora tenham uma maior capacidade de penetração. Isto permite-lhes alcançar a derme e, portanto, são a causa da maioria dos efeitos nocivos da radiação solar a longo prazo.

(Saiba mais sobreQueimaduras – Causas, Sintomas, Tratamento e Classificação).

Sintomas

-Pele vermelha e sensível ao toque.
- Ardor.
- Dor.
- Coceira.
- Descamação da pele.
- Náuseas.
- Febre.
- Calafrios.
- Desmaio.

Tratamento

- Todas as pessoas devem usar protector solar; e as pessoas especialmente sensíveis à luz devem utilizar um com factor de protecção elevado como medida profiláctica.

- As soluções húmidas proporcionam um grande alívio.

Tratamento Farmacológico

- Para lesões mais greves, pode aplicar-se loções, creme com corticosteróides e administrar rapidamente indometacina para aliviar os sintomas provocados pela libertação dos medidores da inflamação.

Fotos de Queimaduras Solares