A queilite angular ou “boqueiras” é uma maceração com fissuração transversal das comissuras bucais, geralmente bilaterais, com bordo eritemato-escamoso na parte cutânea.

A queilite angular pode ser causada por bactérias, mas é mais frequentemente uma infecção fúngica. Ela também pode ser causada por medicamentos que secam a pele, incluindo a isotretinoína, um análogo da vitamina A.

A queilite angular ocorre com maior frequência na população idosa que sofrem uma perda de dimensão vertical, devido à perda dos dentes.

Queilite Angular

Neste Forum Vamos Descrever os Seguintes Tópicos

Causas

Embora possa ter múltiplas etiologias (deficiência de vitaminas, próteses dentárias mal implantadas, excesso de salivação), a etiologia candidiásica é uma das mais frequentes.

Sintomas

Os sintomas da queilite angular são:

– Dor.
– Ardor.

Tratamento

O tratamento da queilite angular varia dependendo da causa. Para casos suaves causados por uma infecção bacteriana, aplicacar um creme anti-séptico tópico na área, durante alguns dias, é suficiente para tratar a infecção e curar os ferimentos.

Os casos menos graves causados por uma infecção fúngica podem ser tratados com cremes antifúngicos. Nos casos de infecção mais graves pode requerer a intervenção de um dentista.

É útil o uso de creme de miconazol, de nistatina, de ácido fusídico ou de anti-séptico tópico (povidona iodada, mercurocromo).