A pitiríase rósea de Gilbert é uma erupção aguda, pápulo-escamosa, autolimitada, com uma  distribuição topográfica, sazonal e desenvolvimento característicos. Em 1860, Gilbert descreveu-a pela primeira vez. A maior parte dos doentes tem entre 10 e 35 anos de idade, sendo pouco frequente no início e no fim da vida.

Não apresenta pródromos, iniciando-se as lesões iniciais com uma zona oval de cor rosada, com uma descamação fina, cujo diâmetro oscila entre 3 e 6 cm, denominada lesão, mancha mãe ou “medalhão” que nem sempre se apresenta. Observam-se margens eritematosas e levemente elevadas.

O centro é caracteristicamente cor-de-rosa salmão, denominando-se por isso esta patologia de pitiríase rósea. Além disso, esta zona central é ligeiramente enrugada e apresenta um subtil anel de finas escamas que a separa do anel eritematoso.

Pitiríase Rosada de Gilbert

(Saiba mais sobre: Pitiríase Alba – Tratamento, Causas e Sintomas e Pitiríase versicolor – Tratamento, Causas e Sintomas).

Neste Forum Vamos Descrever os Seguintes Tópicos

Causas

Embora se desconheça a etiologia exacta da pitiríase rósea de Gilbert, suspeita-se, desde há anos, que seja uma doença infecciosa de etiologia vírica, porque muitos casos aparecem como pequenos surtos epidémicos em comunidades fechadas, porque a maioria dos casos se agrupa em determinadas épocas do ano e quase todos os doentes apresentam um único surto sem recidivas do processo, sugerindo que deixa imunidade permanente depois do primeiro episódio.

Sintomas

Os sintomas da pitiríase rósea de gilbert são:

– Lesões iniciais com uma zona oval de cor rosada, com uma descamação fina.
– A erupção pode ser acompanhada por uma leve dor de cabeça, febre, náuseas e fadiga física.
– Coceira (prurido ou comichão).

Tratamento

No início do quadro, há que explicar ao utente que aparecerão mais lesões e tranquilizá-lo, pois o quadro desaparecerá de forma espontânea após 4-6 semanas desde o início e portanto não precisa de tratamento. No caso de prurido moderado, podem recomendar-se cremes hidratantes e um anti-histamínico sedativo.