Os nevos melanocíticos atípicos têm caracteristicas clinicas que os destingem dos nevos comuns (assimetria, bordos irregulares, cor desigual, diâmetro  > 6 mm e alteração de tamanho auto-observado pelo doente).

Os nevos melanocíticos atípicos são para alguns médicos, lesões intermédias, clínica e histologicamente entre os nevos melanocíticos e a fase de crescimento radial de um melanoma maligno.

As características clínicas do nevo melanocítico atípico vêm definidas por uma morfologia assimétrica, a variedade da cor com áreas acastanhadas claras e escuras, bordos irregulares e um tamanho entre 5-10 mm, embora possam ser maiores. Estas características são praticamente as mesmas que as que utilizam para descrever o melanoma.

Dado que os critérios clínicos se confundem, há que recorrer a outros critérios. Enquanto os nevos melanocíticos atípicos são lesões que permanecem estáveis e não mudam de cor nem de forma, nem aumentam de tamanho de forma rápida, os melanomas mudam de tamanho, morfologia e cor em poucos meses.

Neste Fórum Abordamos os Seguintes Tópicos

Tratamento

Na possibilidade de se converterem num melanoma, quaisquer nevos melanocíticos atípicos, devem ser encaminhados para o dermatologista para que este avalie a sua extracção ou o seu seguimento clínico.

Fotos de Nevos Melanocíticos Atípicos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here