O lipoma é um tumor benigno de adipócitos maduros de tamanho variável, único ou múltiplo, e de localização preferencial nos membros e tronco.

Manifesta-se clinicamente como nódulo ou tumor subcutâneo, assintomático, simétrico, de crescimento lento, de forma regular, podendo ser mais palpável, que visível, que ocupa o primeiro lugar em frequência entre os tumores de partes moles.

Representa 1% dos tumores benignos. Costuma aparecer depois dos 20 anos de idade, sendo um achado muito raro em crianças. A consistência pode aumentar após aplicar gelo, manobra utilizada em certas ocasiões para favorecer o diagnóstico.

Normalmente aparecem no pescoço, ombros, costas, abdómen, braços e coxas. Eles são classificados como benignos (tumores) de tecido adiposo, significa que um lipoma não é canceroso e raramente é prejudicial.

lipoma

(Conheça outros tipos de tumores de pele: Dermatofibroma (Histiocitoma fibroso benigno) e Fibroma – Tratamento, Causas e Fotos).

Neste Fórum Abordamos os Seguintes Tópicos

Causas

A causa do lipoma é neoplasia benigna do tecido adiposo.

Sintomas

Os sintomas de um lipoma são:

– Nódulo de tamanho variável.

Tratamento

Este tumor não apresenta resolução espontânea. Contudo, não existe uma obrigatoriedade terapêutica. Devemos realizar uma intervenção médica quando a lesão está a provocar algum desconforto funcional ou estético.O lipoma pequeno e médio (< 10 cm) normalmente é tratado com exérese cirúrgica.

Apesar de o grande lipoma (> 10 cm) poder ser assim tratado, a lipoaspiração pode ser empregada com algumas vantagens, desde que a técnica excisional determine uma grande incisão e consequentemente uma cicatriz inestética. No entanto, as recorrências são frequentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here