Ictiose é uma dermatose catacterizada clinicamente pelo aparecimento de um processo descativo que adopta uma forma peculiar, semelhante a escama de peixe (do grego, ictius – peixe). A localização mais frequente são as extremidades (braços e pernas) e o tronco (abdómen e dorso). Não se observam sintomas. Por vezes, pode existir, um discreto prurido.

Ictiose é uma doença que afecta pessoas de qualquer idade e é mantida até a velhice. Ocorre com maior frequência nos meses de inverno, e é geralmente associada a outras doenças de pele . As lesões são mais comuns nas extremidades, mas o tronco também pode ser afectado.

Ictiose

Neste Fórum Abordamos os Seguintes Tópicos

Sintomas

Os sintomas da ictiose  são:

– Lesões na pele causadas pela secura. 
– Aparecimento de “escamas”.
– Leve prurido (coceira).

Causas

As ictioses podem dever-se a anomalias hereditárias da queratinização ou a transtornos adquiridos, entre os quais se destacam as neoplasias. Existem diferentes classificações da ictioses sem grande interesse para a pratica clínica.

Nós incluímos a proposta de Traupe, que divide as ictioses em “vulgares” quando as manifestações clínicas não são evidentes no momento de nascença, e “congénitas” quando as manifestações são já visíveis no recém nascido. A ictiose vulgar é a forma mais frequente de ictoses.

Tratamento

Actualmente o tratamento é sintomático.

Prevenção

– A higiene é essencial ao longo da vida destes doentes, para evitar as sobreinfecções e favorecer a eliminação das escamas. Um gel de ph ácido é o produto mais recomendável com este fim.

Diagnóstico

Geralmente o diagnóstico é feito através da observação directa das lesões da pele, no entanto, o médico assistente pode pedir exames para descartar outras doenças que podem causar a secura da pele e descamação.

Tratamento tópico

– As substâncias mais empregues são os emolientes e os queratolíticos. A ureia actua como emoliente e querolitico, pelo que é uma boa opção a sua utilização em creme ou loção a 10%, 2 vezes ao dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here