O herpes zóster, também conhecido como “zona” é uma erupção cutânea causada por uma infecção viral dos nervos que estão localizados logo abaixo da pele. O herpes zóster geralmente aparece como uma banda de pele irritada em forma de bolhas num dos lado do peito ou nas costas, mas também pode aparecer em outras partes do corpo, como o rosto e ao redor dos olhos.

Na maioria dos casos de herpes zóster os sintomas são leves, mas os casos mais graves, podem ser muito dolorosos. As crianças e os adolescentes normalmente têm casos leves, os casos graves na maioria das vezes afectam os idosos.

A varicela é uma doença contagiosa causada pelo vírus da varicela zóster, um vírus da família do vírus do herpes que é a causa do herpes zóster. A varicela é uma das doenças clássicas da infância, que em crianças é geralmente leve, mas em adolescentes e adultos estão em maior risco de complicações.

(Ver fotos aqui: Fotos de Herpes Zóster, Fotos de Herpes Labial e Fotos de Herpes Genital).

(Saiba mais sobre: Herpes Labial e Herpes Genital).

Neste Fórum Abordamos os Seguintes Tópicos

Causas

O  herpes zóster e a varicela são causados pelo vírus varicela zoster (VHZ). Este vírus esta relacionado com o vírus do herpes que causa o herpes labial e o herpes genital.

Quando uma criança contrai varicela, o vírus permanece no sistema nervoso para o resto da vida, embora já esteja curada da varicela. Este vírus mantém-se inactivo durante anos e na maioria dos casos nunca mais volta a aparecer. Mas existem casos, normalmente em idosos com o sistema imunitário enfraquecido o vírus é reativado resultando no herpes zóster.

Os médicos não sabem ao certo porque os surtos de herpes zoster após meses e anos de inatividade são gerados. Isso pode ser devido à idade, sistema imunitário enfraquecido, tornando-se mais vulnerável a infecções. Isto explica por que a zona é mais comum em pessoas mais velhas.

As crianças que tiveram catapora (varicela) têm um maior risco de contrair herpes, se os seus sistemas imunitários estiverem enfraquecidos devido a doenças como a AIDS (sida) ou câncer (cancro) ou pela toma de medicamentos.

Sintomas

Em muitos casos, a primeira coisa que você nota é um formigamento, coceira, e às vezes dor na zona onde a erupção aparece.

Quando a erupção aparece finalmente começa com um aglomerado de bolhas de um lado do corpo ou do rosto. As bolhas começam a ficar cheias de pus, até que rebentam e formam crosta.

Outros sintomas do herpes zóster são: febre, dor de cabeça, fadiga, dores no corpo e mal estar geral. Algumas pessoas têm sintomas mais graves, mas isso geralmente ocorre em pessoas com mais de 50 anos.

Diagnóstico

Normalmente, o seu médico pode diagnosticar o herpes zóster simplesmente examinando a erupção cutânea.

Tratamento

Os medicamentos antivirais não podem eliminar o vírus do corpo, mas podem ajudar a reduzir as complicações e acelerar a recuperação. Os medicamentos antivirais que pode tomar são: Aciclovir, Valaciclovir, Famciclovir e Brivudina.

Para aliviar a dor os médicos geralmente prescrevem um creme, um spray ou um patch para anestesiar a pele e reduzir a dor, como por exemplo: clorexidina, solução aquosa de permanganato de potássio em 1/10.000.

Pode também tomar analgésicos para ajudar a aliviar a dor como por exemplo o paracetamol. Não dê o seu filho aspirina infantil, pois pode causar uma doença rara mas grave chamada “Síndrome de Reye”.

Se sentir coceira, o médico pode recomendar medicamentos ou loções com “anti-histamínicos”. Para ajudar a aliviar os sintomas, mante-lha a área afectada limpa. Lave com sabão neutro e agua a zona afectada e coloque compressa frias e húmidas, repita varias vezes ao dia para aliviar a dor e a comichão.

Os banhos de imersão com aveia, geralmente também aliviam a dor e a comichão. Para evitar a propagação do vírus para outras pessoas, manter a área da erupção coberta em todos os momentos.

Prevenção

Não há nenhuma maneira de evitar completamente o herpes zóster. Existe uma vacina contra o herpes zóster, mas os médicos apenas prescrevem a idosos. Isto é porque quanto mais velha a pessoa for mais graves é o surto do herpes. É altamente improvável que o herpes zóster seja grave numa criança.

Os recém-nascidos, mulheres grávidas e qualquer pessoa cujo sistema imunológico está enfraquecido, ou qualquer pessoa que não é imune á varicela deve evitar contato com pessoas que sofrem de herpes zóster até que as bolhas se curem completamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here