Um furúnculo é uma foliculite massiva com necrose do folículo, que se elimina com um sequestro chamado cravo. Começa por uma perifoliculite, que evolui em extensão com formação de um pequeno nódulo de cor vermelha, sob a zona inflamada, doloroso à pressão.

Passados poucos dias surge uma massa necrótica a que sucede uma colecção purulenta central de cor amarelada, mole e com flutuação. No centro da lesão, aparece uma pústula de pequeno tamanho e muito aderida, que constitui o cravo. Este evolui até à expulsão do rolhão de tecido necrosado, espontaneamente ou após ligeira pressão.

O furúnculo pode localizar-se em qualquer parte do corpo, excepto nas palmas das mãos e plantas dos pés. Há que ter especial cuidado com aqueles que se localizam acima do lábio superior e no nariz, já que existe a possibilidade de os estafilococos migrarem para o seio cavernoso.

O furúnculo pode derivar num abcesso, que se apresenta como aumento de volume localizado, constituído por pus, doloroso, com calor e eritema locais. Pode associar-se a febre, compromisso de estado geral e impotência funcional (de acordo com a localização).

Furúnculo

Neste Fórum Abordamos os Seguintes Tópicos

Causas

Os furúnculos geralmente são ocasionados pelo Staphylococcus aureus, ainda que também possam ser provocados por outras bactérias ou fungos.

Sintomas

Os sintomas do furúnculo são:

–  Formação de um pequeno nódulo de cor vermelha.
–  Passados poucos dias fica com cor amarelada, mole e com flutuação.
– No centro da lesão aparece uma pústula de pequeno tamanho (cravo), este evolui até á expulsão.

Outros sintomas do furúnculo são:

– Febre.
– Mal estar geral.
– Cansaço.

Tratamento

– Aplicar calor local na forma de compressas húmidas durante 20 minutos, 3 ou 4 vezes ao dia.

-Se existe formação de abcessos, estes devem ser drenados cirurgicamente, praticando uma pequena incisão, deixando um dreno, tendo feito cobertura prévía com antibióticos sistémicos por 24-48 horas.

Tratamento Tópico

– Aplicar antibióticos tópicos 2 vezes ao dia.
– Anti-sépticos tópicos.

Tratamento Sistémico

– Antibiótico anti-estafilocócico oral durante 7 dias ou até remissão clínica. Pode escolher-se uma das seguintes opções:

– Flucloxacilina: 500 mg, de 6-6 horas (em crianças 50-100 mg/kg/dia, de 8-8 horas).
– Amoxicilina/ácido clavulânico: 500/125 mg, de 8-8 horas.
– Ácido fusídico: 250 mg, de 12-12 horas.
– Azitromicina: 500 mg por dia.

Atenção: Se o furúnculo se encontrar no nariz ou acima do lábio superior, não pode ser manipulado por risco de flebite séptica do seio cavernoso. No caso de furunculoses recidivantes, devemos pesquisar a existência de estafilococos que colonizem o nariz. No caso de ser portador, deve aplicar-se também creme antibiótico (mupirocina, preferencialmente) nessa zona.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here