No final deste artigo poderá ver algumas imagens reais de pessoas com candidíase na boca, língua (candidiase oral ou sapinho), na vagina (candidíase vaginal), entre outras. Fotos estas que lhe poderam ser úteis no seu auto diagnóstico (atenção, nunca dispense a consulta de um especialista em candidíase).

(Leia também: Candidíase – Tratamento, Causas, Sintomas, Medicamentos e Fotos).

Nas pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, a candidíase é normalmente uma infecção, muito localizada da pele e membranas mucosas, incluindo tal como referido em cima, a cavidade oral (candidiase oral), a faringe, o esófago, o aparelho digestivo, a bexiga, os orgãos genitais (vagina e pénis) e olhos(candidíase ocular).

A candidiase é uma infecção fúngica da pele. Este tipo de fungo é muito frequente, e pode instalar-se em qualquer área do corpo. O fungo mais frequente é  a Candida Albicans que é normalmente encontrado na cavidade oral, no tracto gastrointestinal e vaginal. A candida albicans desenvolve-se quase sempre nas áreas mais húmidas do corpo e mais quentes, como por exemplo:

- na área da fralda dos bebés.
- nas axilas, virilhas e debaixo dos seios.
- nos cantos da boca (quelite angular).
- nas ulhas dos pés ou ponta da unha do pé (paroníquia).

O corpo retém normalmente uma grande variedade de microorganismos, que incluem bactérias e fungos.  Alguns são úteis para o corpo, outros não produzem qualquer beneficio, e por esse motivo,  podem causar alguns sintomas como por exemplo dor.

As infecções por candidiase são mais frequentes em pessoas com:

- o sistema imunitário debilitado, devido a medicamentos e doenças.
- obesidade.
- diabetes.

 As pessoas que tomam antibióticos em doses elevadas, ou recorrem ao seu uso frequentemente ou por algum tempo, estão mais susceptíveis a contrair candidiase, visto que, os antibióticos destroem algumas bactérias saudáveis que ajudam a impedir que o fungo se instale no organismo.