Os fibromas moles ou moluscos pêndulos são formações únicas ou múltiplas, benignas, hemisféricas, de diversos tamanhos (entre uma lentilha e uma noz), moles, da cor da pele normal ou acastanhada, indolores e que se localizam preferencialmente no pescoço, axilas, virilhas e membros inferiores (pernas).

Podem estar em posição ligeiramente profunda ou superficial em relação à derme. A forma mais chamativa e preocupante para os doentes é a de consistência mole que, quando é solitária, tem um pedículo e pode adquirir um tamanho considerável. Quando são maiores os pêndulos, com o tempo, carregam-se de adipócitos (celúlas). Os mais pequenos são predominantemente filiformes (acrocordões).

(Conheça outros tipos de tumores de pele: Dermatofibroma (Histiocitoma fibroso benigno) e Lipoma – Tratamento, Causas e Sintomas).

Neste Forum Vamos Descrever os Seguintes Tópicos

Causas

Provavelmente, trata-se de hiperplasias (aumento do número de celúlas) localizadas de tecido dérmico.

Tratamento

O seu tratamento é a excisão com bisturi eléctrico na base (electrocuagulação), embora esta possa produzir, em muitos doentes, uma cicatriz mais evidente do que a lesão que a tratou.

Fotos de Fibroma