O eczema disidrótico (disidrose) é uma lesão caracterizada pelo aparecimento de pequenas bolhas e vesículas na face lateral dos dedos das mãos, palmas e pés. É frequente aparecer na primavera e no verão e pode acompanhar-se de prurido. O eczema disidrótico é uma infecção cutânea que afecta principalmente as mãos. As mulheres estão mais suceptiveis a desenvolver este tipo de eczema do que os homens.

Causas

Não se sabe exactamente o que provoca o eczema disidrótico, mas acredita-se que as infecções fúngicas, alergia, dieta e estresse podem provocar irritação da pele. É muito importante explicar ao doente o curso da doença, com exacerbações em temporadas de estresse ou calor.

Sintomas

– Prurido (coceira).
– Descamação e fissuras da pele.
– Bolhas.
– Dor e ardor.

Estes sintomas dependem da fase em que a doença se encontre.

Tratamento

– Evitar o estresse e o calor.

– O tratamento é sintomático, sendo que este eczema costuma cursar com surtos, facto para o qual devemos alertar o utente.

Tratamento Farmacológico

–  Na fase aguda da doença, na qual predominam o prurido e a inflamação, é recomendável a aplicação de um corticóide tópico de potência elevada, como clobetasol durante 5-7 dias, sob oclusão, uma vez ao dia (por exemplo colocar à noite e envolver em coberta oclusiva de polietileno – película aderente de uso doméstico). Esta medida diminui a sintomatologia de prurido e distensão dérmica.

–  Na fase crónica, que cursa com descamação e fissuras, deve aplicar-se um creme hidratante gordo, tipo creme de mãos.

Fotos de Eczema Disidrótico (Disidrose)

Outros tipos de Dermatites (Eczemas)

4 COMENTÁRIOS

  1. CAros, boa tarde
    Também tenho este tipo de eczema diagnosticado pela dermatologista.
    E apesar de varios medicamentos, pomadas, grande parte não surtiu efeito, mesmo para os medicamentos mais caros que foram recomendados.

    A unica coisa que resolveu, praticamente anulando qualquer incomodo foi POVIDINE.
    E muito mais barato (em torno de 8 reais), e em apenas 2 dias passando umas 4x ao dia, alivia muito.
    Espero ter ajudado

    • oi boa noite minha filha tem essa doença também e o dermatologista passou pra ela uma pomada muito boa e esta resolvendo chama se deprogenta

  2. Esa lesão comenzo aparecer após 10-15 dias de implante mamaria, en princípio era pequeno , vá crescendo y salio TB en outras 2 partes del cuerpo . Atualmente en tratamento côn cortcoides tópicos . Stress és una cirurgia para cualquiera persona , TB há problemas personales. Si és autoinmune , tiene algo que ver côn cuerpo extrano de lá próteses??????. A nível del implante está bien. Nohay problemas en las mamas ,como los linfocitos atacan outros alvos sendo autoinmune:seria Un desencadenante las próteses??????. La biopsia dio Eczema deshidrotic . Como comentário há gato en casa hace 3 meses aparentemente sano. Existem personas que tengan relacion de esta doença após implantes mamarios?????????

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here