Dermatofibroma também conhecido como  histiocitoma fibroso benigno, é um tumor benigno, muito frequente, pequeno, de consistência dura, fibrosa, ligeiramente saliente, em regra de cor acastanhada que pode variar com o tempo, mas não é maligno.

Os dermatofibromas  podem ser encontrados em qualquer parte do corpo, mas na maioria das vezes estão localizados nos membros inferiores (pernas), membros superiores (braços) e também no tronco. As mulheres são mais susceptíveis a desenvolver dermatofibroma que os homens. Raramente os dermatofibromas são encontrados em crianças, mas sim em adultos de meia idade.

(Conheça outros tipos de tumores de pele: Fibroma – Tratamento, Causas e Fotos e Lipoma – Tratamento, Causas e Sintomas).

Neste Fórum Abordamos os Seguintes Tópicos

Causas

A causa é desconhecida, sendo mais frequente que apareça de maneira espontânea. No entanto, em 20% dos casos aproximadamente, existem antecedentes de uma picada de insecto ou de um traumatismo.

Sintomas

Estas colisões raramente causam ter sintomas associados . No entanto, é sempre importante consultar o seu médico.

– Geralmente são de cor castanho avermelhado.
– São mais escuros em pessoas com a pele mais escura.
– A cor pode mudar ao longo do tempo.
– São encontrados frequentemente nas pernas, mas também pode ocorrer nos braços ou tronco.
– Eles são pequenos (3-10 mm).
– Prurido (coceira)
– Sensíveis ao toque (por exemplo se tocar sobre um dermatofibroma este, pode sangrar).

Diagnóstico

É realizado um exame físico. O dermatofibroma é diagnosticada pela visão e tacto. Em caso de duvida pode ser removido cirurgicamente, o tecido retirado é examinada em pormenor com um microscópio.

Tratamento

Ao ser um tumor benigno, habitualmente não precisa de tratamento, pois a cicatriz costuma ser menos estética do que o tumor. Só se indicará excisão cirúrgica por motivos estéticos, pelo tamanho ou para fazer o diagnóstico diferencial.

Fotos de Dermatofibroma

 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here