A dermatite venosa ou de estase é uma dermatite eczematosa secundária à hipertensão venosa das extremidades inferiores. Mais frequente nas mulheres de idade avançada, com suficiência venosa ou antecedentes de tromboses venosas profundas.

Dermatite Venosa

Neste Fórum Abordamos os Seguintes Tópicos

Causas

O mecanismo exacto pelo qual os doentes com hipertensão venosa desenvolvem um eczema é desconhecido. Como factores predisponentes consideram-se os traumatismos, o encrostamento e a aplicação crónica de corticóides tópicos.

Um mecanismo patogénico bastante aceite fundamenta-se em que o aumento da pressão hidrostática do sistema venoso motiva o depósito de fibrinogénio na derme.

Sintomas

– Prurido (coceira).
– Pele vermelha .
– Endurecimento da pele.

Tratamento

– Na fase aguda, aconselha-se a aplicação de fomentos de soluções adstringentes como chá de camomila ou soro fisiológico, durante 15-20 minutos várias vezes ao dia.

– Teremos que aliviar os sintomas e tentar tratar as causas. Se há eczema e prurido, é necessário aplicar cremes de corticóides tópicos de alta potência e cremes emolientes.

O tratamento do edema pré-tibial e prevenção de recidivas realiza-se mediante elevação das pernas e uso de meias de compressão elástica. Às vezes, é preciso recorrer à cirurgia vascular para prevenir a retenção de líquidos e favorecer a drenagem venosa.

Outros tipos de Dermatites (Eczemas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here