A dermatite de contato é uma inflamação da pele causada pelo contacto directo, com produtos químicos, físicos ou biológicos.  E podem ser produzidos através de vários mecanismos. Existem dois tipos de dermatites de contato, a irritativa e a alérgica.

A dermatite de contato irritativa é a forma mais comum de dermatite de contato. É uma reacção inflamatória  produzida pelo contacto com ácidos, materiais alcalinos, tais como sabão e detergentes, dissolventes químicos ou outros produtos químicos. A pele pode ter uma reacção semelhante a uma queimadura.

Dermatite de Contacto Irritativa 3

A dermatite de contato alérgica é o segundo tipo mais comum de dermatite de contato. É uma reacção inflamatória de hipersensibilidade a alergénios que penetram na pele, originando a alergia. A dermatite de contato alérgica é caracterizado pelo desenvolvimento de lesões de eczema aguda ou crónica em áreas onde há contacto da pele com o alérgenio em doente previamente sensibilizados.

Dermatite de Contacto Alérgica nas Mãos

Causas

– Detergentes.
– Sabonetes.
– Plantas.
– Metais .
– Cosméticos.
– Medicamentos.
– Alimentos, entre outros.

Sintomas

– Inchaço da zona afectata
Aparecimento de caroços ou bolhas na pele
Coceira (comichão)
Descamação da pele.
Pele vermelha

Devemos sempre consultar um especialista, a fim de obter um diagnóstico e indicações para o tratamento.

Tratamento

O tratamento médico consiste geralmente em loções, cremes e medicamentos orais.

–  Corticoides

– Anti-histamínicos

Diagnóstico

É realizado um teste, que é efectuado pelo especialista, que consiste na aplicação oclusiva (para facilitar o contacto com a pele) de substâncias suspeitas de causar a dermatite.

Outros tipos de Dermatites (Eczemas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here