Dermatite de contato alérgica é uma reacção inflamatória cutânea como consequência de uma resposta imunológica de hipersensibilidade de tipo retardada que aparece em doentes previamente sensibilizados, ao produzir-se um contacto com a substância sensibilizante.

Causas

Hipersensibilidade a um alergónio determinante, presente no meio laboral, doméstico, etc. As causas mais frequentes são a exposição ao níquel e outros metais, cosméticos, perfumes, medicamentos, especialmente os antibióticos tópicos e plantas.

Sintomas

– Inchaço da zona afectata
– Coceira (comichão)
– Descamação da pele.
– Pele vermelha.

Devemos sempre consultar um especialista, a fim de obter um diagnóstico e indicações para o tratamento.

Tratamento

– Evitar a exposição ao alergénio desencadeante.

– É aconselhável encaminhar o doente ao dermatologista para realizar os devidos testes, com o objectivo de confirmar a causa e tendo em conta as implicações laborais que, em muitos casos, esse cuidado acarreta.

Tratamento Farmacológico

– Corticóide tópico em creme ou pomada, de potência média ou alta, segundo a localização, 1-2 vezes ao dia. Se as lesões são muito agudas e exsudativas, recomenda-se a utilização prévia de solutos.

Fotos De Dermatite de Contato Alérgica

Outros tipos de Dermatites (Eczemas)

 

 

 

1 COMENTÁRIO

  1. Bom dia. Sofro de Dermatite de Contacto, já à diversos anos. Fiz os testes alérgicos e o resultado é que sou alérgico ao níquel, detergentes, óleo de palma… etc etc. Foi-me recomendado usasse sampoos e geis de banho específicos. Acontece que estes são algo caros para o orçamento familiar e vinha perguntar se teriam recomendações mais económicas.

    Obrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here