A coceira é definida como uma sensação que o obriga a coçar – um problema particularmente complicado quando a coceira está localizada na virilha.

São diversas as condições infecciosas e não infecciosas da pele que podem provocar coceira na virilha, incluindo a dermatite de contato, tinea cruris, entre outras.

Como o tratamento eficaz depende da identificação precisa da causa subjacente, o paciente deve consultar o médico sempre que sentir o sintoma.

Neste Fórum Abordamos os Seguintes Tópicos

O que pode ser?

Dermatite de contato

A dermatite de contato desenvolve-se quando a exposição direta a uma substância provoca inflamação da pele acompanhada por uma erupção localizada e coceira.

Aproximadamente 80 por cento da dermatite de contato é da variedade irritante. Os casos restantes representam uma reação alérgica, como observado num artigo online da Cleveland Clinic Center for Continuing Education em agosto de 2010.

A dermatite de contato geralmente afeta a região da virilha e alguns culpados comuns incluem:

  • Produtos de higiene feminina
  • Detergente para roupa, alvejante e amaciante de roupas em roupas íntimas
  • Sabonetes, banho de espuma e sais de banho
  • Espermicidas, lubrificantes e brinquedos sexuais
  • Preservativos de látex

Infecções fúngicas

Micose na virilha

A micose na virilha, ou tinea cruris, é uma infecção que ocorre na pele da virilha, causada por fungos microscrópicos chamados dermatófitos.

A pele úmida da virilha fornece o ambiente ideal para esses fungos, que causam uma erupção cutânea vermelha bem definida quando invadem a pele superficial.

A micose na virilha normalmente abrange a dobra da pele na virilha e a erupção geralmente estende-se até à região superior e frontal da coxa.

Os homens são mais afetados que as mulheres.

A pele do escroto e do pênis geralmente não está envolvida, o que ajuda a distinguir a infecção de muitas outras.

Infecção por fungos

Existe também um tipo de levedura chamada Candida que por vezes também causa infecções na virilha, geralmente acompanhadas por erupção vermelha e coceira intensa.

Esta infecção, conhecida como candidíase, é particularmente comum em mulheres e afeta a pele da vulva e da vagina.

Outros sintomas incluem queimação, dor e corrimento vaginal branco que muitas vezes se assemelha a queijo cottage.

As Infecções por Candida em homens geralmente envolvem a cabeça do pênis, ou a glande, estendendo-se por vezes através do eixo do pênis.

Os homens não circuncidados normalmente desenvolvem este tipo de infecção por levedura com mais frequência que os homens circuncidados, geralmente acumulando um pequeno corrimento sob o prepúcio.

Foliculite

A foliculite é um problema comum da pele, onde os folículos pilosos são infectados por bactérias ou fungos.

É possível tratar facilmente em casa usando um antibacteriano tópico ou peróxido de benzoíla.

Além disso, nestes casos o indivíduo deve reduzir a exposição a substâncias irritantes, como barbear, água contaminada e outros produtos químicos.

Intertrigo

A pele da virilha contém uma abundância de glândulas sudoríparas e oleosas.

As secreções dessas glândulas podem levar a umidade excessiva, especialmente em climas quentes ou ao usar roupas que não permitem que o suor se evapore facilmente.

O intertrigo desenvolve-se quando as superfícies húmidas da pele se esfregam, provocando a quebra da camada superficial da pele e acompanhando a irritação.

A pele da virilha é um local comum para o intertrigo, especialmente entre pessoas com excesso de peso corporal e com diabetes.

O prurido e o ardor são geralmente 2 sintomas que acompanham a erupção vermelha causada pela condição.

A pele danificada muitas vezes torna-se secundariamente infectada com Cândida ou bactérias, o que muitas vezes leva ao mau cheiro e, possivelmente, a corrimentos semelhantes a pus.

É comum a formação de crostas na pele em pessoas com intertrigo de longa data.

Outras Causas

Vários outros distúrbios e condições da pele podem potencialmente causar coceira na virilha, incluindo dermatite atópica (eczema hereditário), psoríase e dermatite seborréica.

Embora o envolvimento da virilha por vezes ocorra nessas condições, existem também outras áreas da pele quase sempre envolvidas.

O mesmo vale para o líquen plano e o líquen simples, duas condições crônicas da pele que podem afetar a pele genital e causar coceira intensa na região.

Os piolhos pubianos, muitas vezes conhecidos como piolho-caranguejo, são outra consideração importante com o desenvolvimento abrupto da coceira intensa na virilha.

Verrugas genitais

As verrugas genitais são uma das infecções sexualmente transmissíveis mais comuns. A infecção é causada pela infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV).

Embora não possa ser curada, o tratamento ajuda a reduzir os sintomas.

As verrugas genitais geralmente desaparecem sozinhas em algumas semanas, no entanto, o paciente deve consultar o médico para determinar o melhor curso de ação.

Alguns tratamentos tópicos são eficazes, no entanto, algumas verrugas requerem cirurgia, dependendo do tamanho e localização.

Os principais sintomas são uma pequena protuberância na virilha ou um nódulo indolor.

Sarna

A sarna é uma infecção cutânea altamente contagiosa causada por ácaros que produzem uma erupção cutânea dando origem a comichão no corpo.

O indivíduo e aqueles com quem teve contato devem visitar o médico para cuidados primários nas próximas 24 horas, onde será realizado o diagnóstico.

O tratamento com cremes mata os ácaros e seus ovos, devendo o paciente limitar o contato com outras pessoas durante este período.

Os principais sintomas são sensação de coceira ou formigamento na virilha, nariz, pênis, bem como vermelhidão no pênis.

Micose (tinea corporis)

A tinha do corpo é uma infecção fúngica da pele extremamente comum. Esta erupção, por vezes chamada de “micose”, resulta na vermelhidão em forma de anel que muitas vezes causa coceira.

A tinea corporis pode ser tratada com uma pomada tópica antifúngica, como a Lamisil.

Aplique a pomada diretamente na erupção cutânea e na pele ao redor e mantenha a área o mais seca possível.

Os principais sintomas de tinea corporis são pele seca, erupção cutânea vermelha com coceira.

Próximas etapas e precauções

Consulte o médico o mais rapidamente possível se desenvolver uma comichão grave e inexplicável na virilha.

Procure atendimento médico imediato se tiver sinais ou sintomas de alerta, incluindo febre ou calafrios, vermelhidão disseminada ou manchas vermelhas irradiando da erupção cutânea.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here