O cloasma gravídico (manchas de melasma que surgem durante ou depois da gravidez) é um distrubiu da pigmentação da pele, caracterizado por manchas de cor acastanhada clara, bem delimitadas, que aparecem na região frontal, lábio superior e mento (queixo).

Sintomas

O principal sintoma do cloasma é a hiperpigmentação da pele. A pele fica mais escura, especialmente nas bochechas, nariz, lábios e na testaEste tipo de  manchas desenvolvem-se gradualmente.

Causas

Muito frequentemente, é idiopático (de causa desconhecida), mas pode associar-se ao uso de anticonceptivos orais ou gravidez.
Manifestações: é assintomático (o paciente não tem sintomas), embora às vezes cause problemas estéticos graves.

Tratamento

– As mulheres não se devem expor ao sol sem alta protecção solar (factor 40 ou superior) durante a gravidez ou uso de anticonceptivo hormonais, para evitar o melasma.

– Nas utentes que sofrem desta lesão durante a gravidez ou enquanto estão a tomar anticonceptivo orais, existe grande possibilidade de melhoria espontânea após o parto ou depois de interromper os anticonceptivos. Uma breve exposição ao sol pode produzir de novo a pigmentação das zonas afectadas.

Tratamento farmacológico

Agentes despigmentantes tópicos
Existem vários cremes que aclaram a pele, embora nenhum seja especialmente satisfatório. Todos contêm hidroquinona  em várias concentrações. Pode aplicar-se a 2, 3 ou 4% em creme sobre as áreas hiperpigmemtadas, 2 vezes ao dia, durante 6 meses, no mínimo. É possível que se produza uma irritação leve ou moderada, pelo que se recomenda aumentar de forma progressiva o tempo de aplicação.

Fotos de Pessoas com Cloasma (Melasma)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here